Como a audiência irá se comportar na

na maior Black Friday on-line da história

Como foi feita a pesquisa?

Canais
O Twitter e o Instagram foram
as Redes Sociais escolhidas para
serem rodadas as pesquisas.
Audiência
No total, nossa base possuía
mais de 20 milhões de
seguidores.
A maior parte
da nossa base estava no Instagram, com
mais de 11 milhões de seguidores.
Já o Twitter, por sua vez, tinha os outros 9 milhões restantes.
Amostragem
Conseguimos, ao todo,
um total de 23.410
respondentes na
nossa pesquisa.

A maioria dos entrevistados não se
considera com boa saúde financeira

Cerca de 56% dos entrevistados afirmou estar com a saúde financeira comprometida. Esse alto número faz total
sentido, uma vez que a pandemia impactou negativamente a vida de milhares de brasileiros. Contudo, ainda assim,
23% dessas pessoas ainda planejam fazer compras na Black Friday.

Temos também o grupo que afirma estar com a vida financeira estável. Essas pessoas representam
35% do total entrevistado.

Como esperado, esse grupo é menor que os dois primeiros e representa 9% do total. A título de curiosidade,
de todas as pessoas que responderam a pesquisa, 17% afirmou estar com poder de compra
melhor que o do mesmo período do último ano.

A maior parte das pessoas disse
comprar apenas o que é necessário

Ao serem perguntadas sobre o quão consumistas pensam
ser, a maioria das pessoas (43%) disse comprar apenas o que
é necessário. Uma outra parcela considerável dos entrevistados,
com cerca de 37% do total, disse não comprar muito em razão
do baixo poder aquisitivo.

Por fim, temos aqueles que revelaram abertamente
serem consumistas.
Eles representam 20% do total
entrevistado, sendo que 1/4 dessas pessoas consideram
ter alto poder aquisitivo.

Insights

Marca É hora de ser assertivo, o cenário da pandemia afetou o consumidor e eles estão muito decidido do que comprar. Chegou a hora de impactar o público correto com o produto certo, não há espaço impactar muitos e conquistar poucos. "FOCO NO ROI"

Influenciador Se você conhece seu público, chegou a hora de colher os frutos, você sabe o que eles querem consumir e de que forma você tem que comunicar.

Qual nicho mais interessa
os consumidores?

Produtos de vestuário e dispositivos eletrônicos lideram as escolhas

A categoria que lidera a intenção de compra é a de Roupas e Calçados, com 37% do total. Outra grande parcela
das pessoas, com cerca de 30%, planeja comprar dispositivos eletrônicos. Por fim, mas não menos importantes,
estão as categorias de eletrodomésticos e a de cosméticos. Com 18% e 15% das intenções de compras,
respectivamente.

Os consumidores planejam
comprar na Black Friday?

As pessoas planejam voltar às compras na Black Friday!

Tudo indica que as pessoas irão voltar às compras na Black Friday! Cerca de
59% dos entrevistados planejam fazer compras nesse período!

Insights

Marca É hora de ser assertivo, o cenário da pandemia afetou o consumidor e eles estão muito
decidido do que comprar. Chegou a hora de impactar o público correto com o produto certo, não há espaço impactar muitos e conquistar poucos. "FOCO NO ROI"

Influenciador Se você conhece seu público, chegou a hora de colher os frutos, você sabe o que eles querem consumir e de que forma você tem que comunicar.

Fator decisivo de compra: Qualidade,
Preço ou Tempo de entrega?

O principal fator de decisão na hora da compra é o preço do produto

A maioria absoluta dos consumidores entrevistados afirmam que o principal fator de decisão na hora de comprar
algo na Black Friday é o preço. 65% do total de entrevistados compartilha desse mesmo
pensamento.
A qualidade do produto também não foi esquecida. Cerca de 28% afirmou que esse é
o fator mais importante
na hora de decidir qual produto comprar. Por fim, apenas 6% disse que o
prazo de entrega é o fator mais importante
a ser levado em consideração na Black Friday.

Insights

Marca Que o preço é o fator decisivo de compra não é novidade, mas já parou pra pensar que o consumidor pode desistir da compra por fatores secundários? Apostar em conteúdo como reviews de produtos via influenciador, focar em um prazo de entega diferenciado tem de ser levado em conta também.

Influenciador A jornada de compra do consumidor deve ser respeitada, a narrativa de um publipost começa com a atração pelo seu conteúdo, disputa pela atenção e engajamento do seguidor e acaba com a conversão de tráfego da sua página para a página do cliente. Cada etapa dessa jornada, exige um tipo diferente de comunicação e call to action.

TV ou Internet na hora de buscar as ofertas?

A esmagadora maioria prefere ofertas da internet

A esmagadora maioria das pessoas
entrevistadass, cerca de 98%, afirma
preferir as ofertas da internet.

Em contrapartida, o grupo de que
prefere as ofertas dos programas
de TV representa apenas 2%.

Insights

Marca As redes sociais são o principal mecanismo de busca por ofertas e novidades. É a porta de entrada para o consumidor pular de etapa. Muitas marcas ainda apostam em influenciadores como fator decisivo para conversão em vendas, onde na maioria das vezes o influenciador é a porta de entrada para o seu consumidor, depois de passar pela porta principal, é necessário manter-lo com você.

Onde preferem serem contactados
sobre as ofertas?

A maioria dos consumidores prefere ser impactada pelas Redes Sociais

A maioria dos consumidores, cerca de 57%, prefere ser impactada de forma indireta nas Redes Sociais ou
diretamente pelo site que está interagindo. Outro grupo, com cerca de 29%, prefere a comunicação via email, SMS
ou anúncios pagos. Por fim, temos as pessoas que preferem não serem impactadas com ofertas. Esse grupo
representa 14% do total.

A pandemia impulsionou as vendas online ou
lojas físicas serão a escolha dos consumidores?

Em tempos de isolamento, a grande maioria prefere comprar online

Como já era esperado, a maior parte das pessoas (85%) afirmou que fará suas compras de Black Friday pela
internet. Os demais 15% continuam a preferir comprar presencialmente.

Demanda reprimida ou antecipação
de compras do Natal?

Em tempos de isolamento, a grande maioria prefere comprar online

81% dos respondentes enxergam na Black Friday uma forma de voltar às compras depois de um tempo sem comprar.
Ou seja, existe demanda reprimida nos consumidores. Em contrapartida, 19% afirmou que utilizará a Black Friday
para antecipar os presentes de Natal.