Cerca de 56% dos entrevistados afirmou estar com a saúde financeira comprometida.
Esse alto número faz total
sentido, uma vez que a pandemia impactou negativamente a vida de milhares de brasileiros.
Contudo, ainda assim,
23% dessas pessoas ainda planejam fazer compras na Black Friday.
Temos também o grupo que afirma estar com a vida financeira estável. Essas pessoas representam
35% do total entrevistado.
Como esperado, esse grupo é menor que os dois primeiros e representa 9% do total. A título de curiosidade,
de todas as pessoas que responderam a pesquisa, 17% afirmou estar com poder de compra
melhor que o do mesmo período do último ano.
Ao serem perguntadas sobre o quão consumistas pensam
ser, a maioria das pessoas (43%) disse comprar apenas o que
é necessário. Uma outra parcela considerável dos entrevistados,
com cerca de 37% do total, disse não comprar muito em razão
do baixo poder aquisitivo.
Por fim, temos aqueles que revelaram abertamente
serem consumistas. Eles representam 20% do total
entrevistado, sendo que 1/4 dessas pessoas consideram
ter alto poder aquisitivo.
Marca É hora de ser assertivo, o cenário da pandemia afetou o consumidor e eles estão muito decidido do que comprar. Chegou a hora de impactar o público correto com o produto certo, não há espaço impactar muitos e conquistar poucos. "FOCO NO ROI"
Influenciador Se você conhece seu público, chegou a hora de colher os frutos, você sabe o que eles querem consumir e de que forma você tem que comunicar.
A categoria que lidera a intenção de compra é a de Roupas e Calçados, com 37% do total. Outra grande parcela
das pessoas, com cerca de 30%, planeja comprar dispositivos eletrônicos. Por fim, mas não menos importantes,
estão as categorias de eletrodomésticos e a de cosméticos. Com 18% e 15% das intenções de compras,
respectivamente.
Tudo indica que as pessoas irão voltar às compras na Black Friday! Cerca de
59% dos entrevistados planejam fazer compras nesse período!
Marca É hora de ser assertivo, o cenário da pandemia afetou o consumidor e eles estão muito
decidido do que comprar. Chegou a hora de impactar o público correto com o produto certo, não
há espaço impactar muitos e conquistar poucos. "FOCO NO ROI"
Influenciador Se você conhece seu público, chegou a hora de colher os frutos, você sabe o que eles querem consumir e de que forma você tem que comunicar.
A maioria absoluta dos consumidores entrevistados afirmam que o principal fator de decisão na hora de comprar
algo na Black Friday é o preço. 65% do total de entrevistados compartilha desse mesmo
pensamento. A qualidade do produto também não foi esquecida. Cerca de 28% afirmou que esse é
o fator mais importante na hora de decidir qual produto comprar. Por fim, apenas 6% disse que o
prazo de entrega é o fator mais importante a ser levado em consideração na Black Friday.
Marca Que o preço é o fator decisivo de compra não é novidade, mas já parou pra pensar que o consumidor pode desistir da compra por fatores secundários? Apostar em conteúdo como reviews de produtos via influenciador, focar em um prazo de entega diferenciado tem de ser levado em conta também.
Influenciador A jornada de compra do consumidor deve ser respeitada, a narrativa de um publipost começa com a atração pelo seu conteúdo, disputa pela atenção e engajamento do seguidor e acaba com a conversão de tráfego da sua página para a página do cliente. Cada etapa dessa jornada, exige um tipo diferente de comunicação e call to action.
A esmagadora maioria das pessoas
entrevistadass, cerca de 98%, afirma
preferir as ofertas da internet.
Em contrapartida, o grupo de que
prefere as ofertas dos programas
de TV representa apenas 2%.
Marca As redes sociais são o principal mecanismo de busca por ofertas e novidades. É a porta de entrada para o consumidor pular de etapa. Muitas marcas ainda apostam em influenciadores como fator decisivo para conversão em vendas, onde na maioria das vezes o influenciador é a porta de entrada para o seu consumidor, depois de passar pela porta principal, é necessário manter-lo com você.
A maioria dos consumidores, cerca de 57%, prefere ser impactada de forma indireta nas Redes Sociais ou
diretamente pelo site que está interagindo. Outro grupo, com cerca de 29%, prefere a comunicação via email, SMS
ou anúncios pagos. Por fim, temos as pessoas que preferem não serem impactadas com ofertas. Esse grupo
representa 14% do total.
Como já era esperado, a maior parte das pessoas (85%) afirmou que fará suas compras de Black Friday pela
internet. Os demais 15% continuam a preferir comprar presencialmente.
81% dos respondentes enxergam na Black Friday uma forma de voltar às compras depois de um tempo sem comprar.
Ou seja, existe demanda reprimida nos consumidores. Em contrapartida, 19% afirmou que utilizará a Black Friday
para antecipar os presentes de Natal.